Desabafo de uma brasileira sem esperança no Brasil

Repassando

Há pessoas que reclamam, quando o Otacilio chama o Brasil de "país de merda", mas eu compreendo perfeitamente o que ele quer dizer. É claro que o Brasil, território, não se manifesta, mas os nacionais do país, os brasileiros ou são sumamente ignorantes, ou se norteiam por falsos valores, com idéias e ideais retrógrados, ou são bandidos mesmo, aproveitando-se da situação, que é propícia a todos os desvios de quaisquer ordens, como essa camarilha que está no desgoverno afundando o país em todas as direções, sob o beneplácito dos cidadãos brasileiros, em sua grande maioria omissa.
Eu mesma, ainda que não me sinta uma "brasileira de merda", muitas vezes me interrogo se não o serei tb, de vez que realmente não sei mais o que fazer, além de participar de petições, de me aborrecer, de ter minha pressão fora
de controle, de me deixar levar por uma desesperança que me aniquila a alma.
E ter medo. Medo do que o país se transformou, nem tanto por mim mesma, aos 65 anos, depois de viver, desde criança, a esperança de viver no "país do futuro", que não veio. Não ao menos como eu esperava que fosse o futuro...
Mas o que pode esperar a minha neta e todas as crianças no Brasil? Minha neta e minha filha moram fora do país, já que minha filha se casou com um inglês. Mas muitas vezes, minha filha pensa em voltar e eu não consigo estimulá-la a tomar essa decisão, ainda que sofrendo de imensa saudade, de uma tremenda frustração por não participar da vida de minha neta. Quais são as opções de vida aqui pra minha netinha se desenvolver? O que oferece o Brasil a uma criança? Mesmo nas escolas particulares, o nível de educação decaiu vertiginosamente. E minha filha... sobreviver com um salário vergonhoso de médico, no Brasil? Trabalhando 24, 48h seguidas, o que é um absurdo, mas necessário à sobrevivência, somando uns trocados aqui e ali, sem tempo pra se atualizar, sem grana pra ir a Congressos, sem condições de trabalho? Os hospitais públicos falidos, tudo uma loucura só. Lembro-me de quando ela trabalhava aqui e dava plantões no HSE(RJ), outrora um hospital padrão e hoje em dia (já há 11 ou 12 anos atrás) numa total degradação, sem sequer um aparelho de Raios-X e que quando aparecia uma emergência e precisavam ressuscitar um paciente e pegavam o carrinho com aquele aparelho de dar choque no peito pro coração voltar a bater, ela tinha de emendar todos os fios, antes, sob a pressão do paciente a morrer e sem poder dar o tal choque com os fios desencapados, pois tb se eletrocutaria... enfim... nem sei expressar a indignidade das condições sub-humanas da medicina
pública no Brasil...
Então... voltar como, pra quê? Um país (não o país, mas os brasileiros, sem dúvida) que não valoriza quem realmente tem valor, que quer viver na e da bandidagem, corrompido totalmente, com meia-dúzia de salafrários esvaziando o erário desavergonhada e acintosamente, sem que os expulsemos de uma vez por todas.
Um país que se vai fragmentando, sem que ninguém se dê conta das técnicas e táticas usadas... um país que tem como candidata à presidência uma terrorista, assaltante vil... Não dá!
Abraços a todos de uma brasileira totalmente descrente da vida digna em
nosso país.
*mary*
Para a Confraria e Marco Antônio

0 comentários:

Postar um comentário